logo

Os vilões da sua conta de energia

 

Reduzir custos recorrentes nas residências é sempre uma preocupação de quem paga as contas no final do mês. Pensando nisso, separamos aqui os verdadeiros vilões da sua conta de energia elétrica e elencamos algumas dicas para que você possa economizar ao máximo. Vamos lá?

 

É verdade que hoje em dia não conseguimos mais viver sem equipamentos eletrônicos – esse celular ou computador aí pelo qual você está lendo isso é um dos principais exemplos da nossa atual dependência sobre determinados itens na nossa rotina. No entanto, alguns itens consomem muito mais energia que outros, o que requer uma atenção especial se a intenção for economizar.

 

Veja abaixo os principais vilões da sua conta de luz e algumas dicas para evitar consumo excessivo.

 

  • Ar-condicionado

 

Muito comum em residências e empresas, o uso do ar-condicionado é um dos principais fatores de aumento expressivo nas contas de energia. Se permanecer ligado 8 horas por dia, pode representar um consumo mensal de 190kW. O resfriamento do ambiente exige atividade intensa do equipamento, o que aumenta o seu consumo.

A dica aqui é evitar configurá-lo para temperaturas muito baixas e escolher o equipamento com a potência adequada para o tamanho do ambiente, de modo a fazer com que ele trabalhe em condições ideais, sem esforço extra.

 

  • Chuveiro

 

Como muitos bem sabem, o chuveiro também é um dos principais responsáveis pelo consumo exagerado de energia elétrica. Ligado apenas 30 minutos por dia, representa 88kW mensais. A dica é tentar reduzir o seu tempo de funcionamento, mantendo-o desligado enquanto se ensaboa, por exemplo. Também é interessante utilizar água quente apenas nos dias mais frios.

 

  • Geladeira

 

Os refrigeradores também constam entre os vilões, uma vez que estão constantemente ligados à tomada. Podem representar um consumo de 57 kW mensais. Algumas práticas que podem ajudar são evitar abrir a porta desnecessariamente e por longos períodos e não armazenar alimentos enquanto estiverem quentes – o que força o motor do equipamento a manter a sua temperatura interna.

 

  • Computador

 

Computadores e laptops também podem representar uma parcela considerável da conta de energia pelo fato de, em alguns casos, ficarem ligados por muitas horas ou até mesmo de forma ininterrupta. Quem depende desses aparelhos diariamente pode ter um gasto mensal de 15kW. A dica nesse caso é desligar o equipamento enquanto não for usar por longos períodos, como à noite, por exemplo.

 

  • Televisão

 

As TVs também podem gastar bastante energia devido ao seu uso frequente em determinadas residências. Há quem deixe o aparelho ligado constantemente, mesmo sem estar por perto, por puro hábito. O uso prolongado de um equipamento de TV pode resultar em um gasto de 30kW por mês. Certifique-se de desligar o equipamento quando não houver necessidade para amenizar o consumo no final do mês.

 

Outros aparelhos que não estão na lista mas podem representar gastos significativos são os fornos de micro-ondas, as máquinas de lavar e pequenos eletrodomésticos, como ventiladores, ferros de passar e secadores de cabelo. É importante utilizá-los de forma adequada, sempre pelo tempo necessário apenas, e seguindo as instruções do fabricante.

 

Se você já toma esses cuidados para amenizar a sua conta de luz e quer reduzir ainda mais o seu consumo, que tal produzir a sua própria energia? A Projesol é especialista em instalações fotovoltaicas residenciais ou comerciais e pode te ajudar a enxugar drasticamente os seus gastos com energia elétrica. Entre em contato hoje mesmo e faça um orçamento!