logo

O coração do sistema fotovoltaico: o inversor solar

 

O inversor solar é um equipamento essencial nos sistemas de geração de energia fotovoltaica, uma vez que é responsável por inverter, como o nome sugere, a energia elétrica gerada pelos painéis solares de corrente contínua para corrente alternada, apta para ser utilizada em casas ou empresas. Além disso, o inversor solar tem a função de mensurar e gerenciar a energia produzida pelo sistema, garantindo previsibilidade e controle de toda a operação.

Os inversores solares comumente utilizados em residências ou pequenos comércios são compactos e podem ser instalados próximos ao quadro de luz. Em indústrias, onde geralmente são instalados sistemas mais complexos e com maior capacidade de geração de energia, o inversor solar pode ter uma área destinada exclusivamente a ele. O tipo de inversor solar mais utilizado é o inversor do tipo “grid tie”. Outro tipo de inversor é o chamado “off-grid”. Veja as diferenças abaixo:

 

Inversor solar grid-tie

O inversor solar grid-tie é o mais comumente utilizado em casas, comércios e indústrias em todo o mundo. A expressão “grid-tie” vem do inglês e significa “conectado à rede”. Este tipo de inversor é utilizado para sistemas fotovoltaicos sem baterias, em que há conexão direta com a rede elétrica convencional.

 

Inversor solar off-grid

O inversor off-grid é menos utilizado e é assim chamado pois não se conecta à rede elétrica convencional, utilizando baterias para gerenciar o armazenamento da energia produzida. Normalmente, esse tipo de inversor solar é utilizado em regiões isoladas onde não há acesso à rede elétrica. O seu tamanho e potência variam de acordo com a utilização, podendo ser portáteis ou de instalação permanente, no caso dos inversores mais robustos.

 

Micro inversor solar

O micro inversor solar é um inversor projetado para converter a energia de corrente contínua para corrente alternada de forma independente em cada painel fotovoltaico. É destinado para casos muito específicos em que a operação independente de cada painel é necessária.

 

Inversor solar string ou string inverter

É o inversor mais comumente utilizado. Trata-se de um inversor solar do tipo grid-tie, utilizado em mais da metade de todos os sistemas de geração de energia solar no mundo.

 

Inversor solar central

O inversor solar central é destinado a sistemas robustos e de grande porte, como nas aplicações industriais e em usinas solares. Possui funcionamento semelhante a um inversor string, mas projetado para atender a grandes produções.

 

Como escolher o inversor solar ideal?

A escolha de um inversor solar depende de vários fatores, como o número de placas fotovoltaicas instaladas, que determinará a potência necessária ideal para o inversor, a eficiência esperada na captação e transformação da energia e a confiabilidade do equipamento para que o sistema funcione sem interrupções. A Projesol trabalha com os melhores fornecedores de inversores solares e possui certificação e experiência na instalação de sistemas fotovoltaicos sob medida para residências, comércios ou indústrias. Entre em contato hoje mesmo e descubra como reduzir a sua conta de energia em até 95%!