logo

Consumidor residencial corresponde a 75% das instalações de energia solar no Brasil

 

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), cerca de 75% dos projetos de geração de energia fotovoltaica no Brasil são destinados a áreas residenciais. A demanda por esse tipo de solução é crescente pelo fato da energia solar ser uma energia limpa e sustentável, além de trazer economia aos condôminos e moradores.

 

Quando excedente, a energia gerada pelo sistema é absorvida pela rede da concessionária, o que acaba por render créditos de energia a serem utilizados em até 60 meses. Isso faz com que a economia na conta de luz seja ainda maior, chegando a 95% em alguns casos. 

 

A adoção por sistemas de energia solar no país cresce em ritmo acelerado. O número de sistemas ativos foi de aproximadamente 9 mil para 111 mil só nos últimos 6 anos. Mesmo em regiões onde a incidência solar média é menor, como no Paraná, o número de instalações também cresceu vertiginosamente, colocando a região na sexta posição entre os estados brasileiros com mais projetos solares em funcionamento. Também é importante salientar que, mesmo sob essas condições, o Paraná ainda possui capacidade de geração de energia limpa significantemente maior que a Alemanha, país líder na adoção de soluções limpas para geração de energia no mundo.

 

O clima do Brasil e a média de incidência solar ao longo do ano o coloca como uma das regiões mais promissoras e produtivas para a geração de energia solar por meio de placas fotovoltaicas. A crescente facilitação na instalação dos sistemas também contribui para isso. Hoje em dia, não são necessárias obras ou quebra-quebra nas residências – nem qualquer tipo de adaptação complexa. Uma instalação de médio porte, por exemplo, requer apenas alguns dias para a colocação dos painéis solares e a conexão com o inversor, equipamento que, como o nome sugere, faz a conversão da energia captada por meio do sol em energia apta para ser utilizada de modo convencional. Não há necessidade de qualquer tipo de alteração nas instalações elétricas da casa, comércio ou indústria em que o sistema fotovoltaico é inserido.

 

Há grandes vantagens na adoção do sistema solar, tanto para residências quanto para comércios ou indústrias, no Brasil. As principais são relacionadas à economia gerada e à sustentabilidade. O tempo de retorno do investimento também é cada vez menor, o que incentiva cada dia mais novos edifícios, condomínios, comércios, casas e indústrias a tirarem proveito da incidência solar em suas dependências.

 

Ficou com alguma dúvida sobre geração de energia solar? Gostaria de fazer um orçamento e estimar a economia que você teria com a instalação de um sistema solar? Fale com a Projesol ainda hoje e descubra o que podemos fazer para você parar de se preocupar com os gastos exorbitantes em energia no fim do mês. Somos especialistas em geração de energia fotovoltaica residencial, comercial ou industrial e temos a solução ideal para você economizar muito.