logo

A inclinação do painel solar influencia na sua eficiência?

 

Uma dúvida que paira sobre muitos interessados na produção de energia através do Sol é se a inclinação ou a direção em que as placas fotovoltaicas são instaladas influencia na eficiência do sistema. A resposta é que sim, influencia – e, dependendo do caso, a instalação adequada pode se traduzir em reduções substanciais da conta de energia ao fim do mês.

 

No entanto, não existe uma única inclinação ótima para a geração de energia solar em sua capacidade máxima. A posição ideal depende de alguns fatores, como a estrutura do telhado, a localização geográfica e a latitude.

 

A posição mais eficiente, em geral, é aquela em que os painéis fotovoltaicos são voltados para o norte. O sol sempre nasce ao leste e se põe ao oeste, mas em seu trajeto, inclina-se levemente ao norte. É por isso que, se você possui um telhado com face voltada para o norte sem interferência de sombras de outros prédios ou estruturas vizinhas, o ideal seria instalar o sistema fotovoltaico nesta face. Assim, a produção de energia atingirá o seu potencial máximo.

 

Para os sistemas on-grid, isto é, conectados à rede elétrica convencional, o ângulo de inclinação igual ao da latitude é em geral o melhor ângulo para se instalar um painel solar. Em São Paulo, por exemplo, em que a latitude é de 23,5o, a melhor posição para um painel fotovoltaico é dos mesmos 23,5o, face norte.

 

Se o seu telhado não dispõe de face norte, a produção energética talvez não atinja o seu potencial ótimo – mas ainda é possível reduzir ao máximo as perdas, de acordo com cada caso. Se a instalação for feita na direção nordeste ou noroeste, por exemplo, as perdas em relação à face norte perfeitamente alinhada ficam entre 3 e 8%. Para um telhado face leste ou oeste, as perdas ficam entre 12% e 20%.

 

Mas cuidado: instalar um painel fotovoltaico para a face sul pode não ser muito vantajoso. As perdas são significativas, e a produção de energia ficará muito aquém do estimado em uma situação ideal. Somente opte por fazer essa instalação se você morar na região norte do Brasil.

 

Uma dica interessante é que, no Brasil, é melhor instalar um sistema fotovoltaico com um grau de inclinação menor do que a latitude do que maior. Isto é, supondo que a sua residência ou empresa localizada em São Paulo tenha dois telhados com face norte, sendo um com inclinação de 30 o e outro com inclinação de 10 o(praticamente plano), prefira este último, com inclinação menor que a latitude, que é de 23,5 o. A produção de energia tende a ser maior neste caso.

 

Agora que você já sabe que a inclinação e a posição do sistema solar afetam diretamente na sua capacidade produtiva, certifique-se de instalar os seus painéis fotovoltaicos com um fornecedor certificado e capacitado a maximizar a sua capacidade de produção energética, trazendo, consequentemente, mais economia a você no fim do mês. A Projesol é especialista em geração de energia solar e atende projetos residenciais, comerciais e industriais de todos os portes. Entre em contato hoje mesmo e descubra por que a Projesol é a melhor opção para você.